Minimalismo

Varanda colorida

A arte semprese inspira no simples e puro

"Menos é mais", uma frase popular, técnica criada pelos designers no conceito do minimalismo. Dar enfase no assunto preenchendo e compondo o quadro com pontos de respiro, seja com espaços negativos, cores neutros, bokeh, etc. Na fotografia minimalista, esse movimento artístico se expressa com imagens capturadas em sua essência, capazes de despertar sentimentos seja de solidão, segurança, independência, liberdade, paz, justamente por sua estética focada apenas no que é essencial. Em um ato de conferência da segurança do equipamento do meu filho, o monitor da "tirolesa" toca na roudana, onde nesse flash de tempo, reconheci um desenho minimalista de expressão e meu tiro foi certeiro. Assim tem que ser o agir de um fotógrafo minimalista, "conectar sua alma na poesia haikai".
Varanda colorida

Popularmente chamado de ‘espaço em branco’, o espaço negativo é (em síntese) o ‘fundo’ com uma função: Preencher e compor uma outra forma, um diferente significado, até mesmo de maneira complementar. O espaço negativo em si não existe sozinho, é sempre associado a um outra forma, coexistindo com o restante da arte.

Fotografia: Caroline Hecke

Ao mostrar uma série de objetos, alinhados ou não, alguns fotógrafos preferem retratar objetos em grupos de três. Enquanto um elemento único pode dar a sensação de solidão, dois objetos podem dar à imagem uma simetria não desejada. Quatro ou mais objetos podem distrair a atenção do expectador, por isso se chega ao número três, que pode representar bem a existência do todo, sem deixar os detalhes de lado. Se você estiver em dúvida na hora de compor a imagem, opte por focar em apenas três elementos.

Varanda colorida

+ IMAGENS - CLIQUE PARA VER INTEIRO

Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida
Varanda colorida