Atitude— A marca do fotógrafo de esporte


Fotografia Hideki Tanaka

Detalhes: f/2.8 tempo de exposição 1/400s distância focal 200mm ISO 3200



A fotografia é um retrato íntimo do fotógrafo, escreve em luzes o seu diário, assim como o escritor, romancista, realista ou idealizador que faz da sua câmera o caminho da espada, expressando o "ki ken tai".

Demonstra o seu conhecimento na decisão que envolve frações de segundos. Recorta o tempo no espaço de milésimos de segundos da ocorrência daquele atleta, onde ningúem ousa observar, só depende de si, uma característica instintiva, o tempo é apenas do fotógrafo, o senhor do tempo.

O momento decisivo é registrado com a velocidade, a abertura e, especialmente, o foco, a partir da leitura prévia da luz do ambiente onde acontece a competição. Analisada constantemente no decorrer das horas. Distinguir o koto (espaço onde acontece a disputa) mais iluminado fará toda a diferença, onde assim conseguimos uma combinação de configurações (abertura, velocidade e ISO) mais adequadas sem esvair o equilibrio das exposições.

Para fotografia com smartphone é indispensável a busca de melhor iluminação ambiente. Pela limitação de recursos e quase a obrigatoriedade do automático, temos que buscar registrar pontos estratégicos do momento do atleta, momentos que não tenha muitos movimentos, tal onde o atleta esta estudando o seu adversário ou uma finalização de golpe em um kata, tudo requintado com expressões corporais, emoções e composição das pessoas ao redor, nas suas regras básicas — aquelas mesmas que existem para serem quebradas— Lembrando que a composição dos elementos na fotografia será o registro da formação sua história e a dos leitores. , enfim, a plasticidade da imagem final é pura intuição, observação, olhar — individualidades capazes de diferenciar um grande fotógrafo de esportes. E isso o faz especial.

Não podemos buscar o enquadramento perfeito na fotografia de esporte pois temos que ter uma margem de fuga, pelos movimentos elásticos dos atletas, onde perdemos a sua posição em um piscar de olhos. O enquadramento podemos revisar em um editor de imagens. Então utilize o máximo de resolução que o sua câmera oferece, será útil.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo